quinta-feira, 23 de julho de 2009

Viva as diferenças! Seja a diferença!



A trupe por um fio vai desenvolver um trabalho diferente do que é visto em Planaltina, como por exemplo em plena feira, um ator subir em cima de um caixote e declamar poemas de escritores locais, loucura? Depende isso certamente passará na cabeça de muitas pessoas que não estão acostumadas com grandes diferenças e é nesse ponto que queremos chegar! Em uma cidade que vive com as diferenças e que as compreender sem preconceitos.
E é tentando manter essa parceria escritor - ator que como visto tem muita possibilidade de sair coisas de otima qualidade e se tornar um otimo veiculo para levar o que está sendo produzido na cidade ao conhecimento de todos .

O porque do nome



trupe
tru.pe
sf (fr troupe) 1 Grupo composto por artistas ou comediantes.2 Companhia teatral. 3 pej Grupo de sequazes.

Por um fio

1 Quase, por um triz (ver em triz) bla : Escapou por um fio. 2 No limite; próximo de (se romper) bla : O casamento deles está por um fio.




Como podemos ver o dicionário explica mais ou menos o nome dessa trupe que aos poucos toma forma, ele explica o que significa o nome mas não explica o por que destes nomes, pois então isso é o que veremos agora

trupe: Sim Trupe! "grupo de artistas que actuam juntos" a palavra trupe indica de uma maneira simples que o trabalho proposto não é vinculado somente as artes cênicas que apesar de foco principal, daremos lugar de igual importância a outras propostas como musica, cinema, plásticas entre outras areas da arte.

Por um fio: Expressão que indica que algo está no limite ou que não acontece "por um triz". Essa expressão constitui o nome da trupe por dois motivos, alem de ser uma expressão com uma ampla possibilidade de contexto:

1º por ser formado por jovens (ou por pessoas com espírito jovem) que vão apresentar na rua onde tudo pode acontecer, um trabalho onde a improvisação entra como técnica primordial para o andamento, onde se faz de tudo pra "peteca" não cair, nem que tenha que ficar "por um fio".

2º essa trupe pretende mostrar o trabalho do teatro de animação. Um trabalho que não é necessariamente voltado para crianças e nem tão simples como parece. E como maneira de apresentar isso para população, vamos utilizar no começo uma linguagem mais simples e bem próxima. Por isso na logomarca temos uma marionete ligada "por um fio" que mostra esse outro significado da expressão para a trupe.


O que é "Por um fio" para você?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os anos passam e Planaltina continua sem um teatro


Os artistas de planaltina estão cansados de tanta enrolação por parte dos nossos "amigos" políticos com suas promessas de longas datas, falam que vão fazer casa da cultura (para demolir a que tinha para aumentar a feira não foi preciso muita cerimônia), falam que vão fazer um teatro (conversa velha, até a historia do papai noel é mais acreditável) e ainda tem uma historias de tendas culturais onde haveria espaço para ensaios e apresentações culturais. São tantas desculpas , tanta enrolação que no fim das contas os artistas de nossa cidade vão parar sempre no auditório da administração, lugar feio e escondido que não merece e nem serve ao trabalho de qualidade produzido na cidade.


Parabéns a cidade que nesse ano completa 150, parabéns!!! 150 anos de desrespeito ao artista e a cultura, 150 anos de violência, 150 anos de descaso!

Nada começa por acaso


A Cia língua de trapo teve o inicio no ano de 2005 quando a professora Isabel Cavalcante foi convidada a trabalhar no projeto do governo federal da sala de recursos para aluno com altas habilidades, Isabel passou a atender alunos com talento na área de artes cênicas para um desenvolvimento das habilidades teatrais. Os alunos são atendidos quatro horas por dia duas vezes por semana em uma sala pequena de uma escola da cidade onde trabalham interpretação, montagem, construção de cenário e alguns acessórios de figurino.

Foi a partir de experimentações, apresentações e conversas dentro desta Cia de teatro, que surgiu idéias para formação da "Trupe por um fio". Dentro da "cia língua de trapo" sempre tem espaço para conversar sobre diversos assuntos, realmente um lugar para expor idéias e somar conhecimentos.

A sala de recursos é um programa do governo para atender alunos do ensino médio com altas habilidades em determinada área (nesse caso as artes cênicas) , portanto ao terminar o ensino medio temos que sair do projeto altas habilidades, o que se torna algo ruim para quem tem muitos anos na Cia, pois o aluno não pode dar continuidade ao trabalho. Isabel luta contra isso muitas vezes deixando os alunos que terminam o ensino médio como monitores como é o meu caso e do Matheus Ribeiro que junto comigo idealiza o projeto "por um fio" para dar continuidade ao nosso trabalho e dos demais que estejam em mesma situação .

Enfim esse projeto só existe graças a Isabel Calvacante, "Trupe teatral por um fio" é um filho da "Cia língua de trapo". Um muito obrigado a Isabel Cavalcante em nome da "Trupe por um fio".

terça-feira, 14 de julho de 2009

Vem ae "Trupe por um fio"


A "Trupe Por um fio" vai mudar a forma como muitas pessoas enxergam a arte, com trabalhos previsto para o ano de 2010, que envolvem apresentações pelas ruas da cidade de Planltina - Df com: Performances, Teatro de rua, Musica ,Dança, Teatro de animação, além de mostras de cinema. De uma maneira acessivel para toda a população, buscando a cultura, a valorização da arte e do artista.