segunda-feira, 30 de novembro de 2009

E o palhaço o que é? É ladrão de mulher...


Bem estamos, no começo de dezembro e no começo do nosso trabalho pratico, os membros ainda estão se firmando e tomando contato com o trabalho, a formação ideológica da "Trupe por um fio" teve seu inicio no começo do ano de 2009 dentro da sala de aula da "Cia língua de trapo" durante ensaios do espetaculo "Deixa eu pintar o meu nariz" que tratava justamente do resgate da cultura circense, desde então foi surgindo aos poucos o "esqueleto" da trupe que hoje conta com oito membros onde quatro vieram desse espetáculo.


Estamos com quatro projetos de montagem:

1 - Malabares africanos : espetáculo curto que envolve malabares, dança e musica de percussão ao vivo com movimentos, sonoplastia e cenografia inspirados em tribos africanas.

2 - Clowns : Trabalho baseado na linguagem do clown, quando vemos um clown ligamos diretamente ao palhaço, mas tem pequenas diferenças entre essas duas formas... estamos trabalhando já com pesquisas e exercícios provavelmente será o primeiro trabalho da trupe em espaço fechado (palco italiano) porém vai ter sua forma adaptada ao teatro de rua também.

3 - Quem matou aparecida : Texto cordel de Ferreira Gullar, que fez parte do processo criativo da Disciplina Interpretação 1 da unb, processo que não foi apresentado mas que vai servir de inspiração para a montagem da trupe com esse espetáculo em formato de teatro de rua.

4 - Mamulengos : espetáculo de bonecos de luva com dramaturgia construida a partir de improvisações da trupe com a linguagem do boneco de luva.
todos os bonecos desse espetáculo estão sendo construídos com cabaça e sementes.



A ordem de montagem e apresentação ainda será decidida pelo grupo. Todos os trabalhos são produto de pesquisa, discussão e treinamento.

logo vou postar mais detalhes sobre cada montagem assim como a ordem e locais de apresentação.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Poeta da cidade

espaço destinado a poemas e poesias de artistas da nossa cidade


HUMANO

Julgavam, então, demônios:
Diabo era eu.
Julgavam, então, os anjos:
Que eu seria um Deus,

O Mestre dos Condenados:
Garoto Possuído.
O Senhor dos Puros:
Guardião, o Escolhido.

Dominarei o Inferno:
Impureza e abusão.
Pertenço ao Céu:
Dignidade e redenção.

Sou a aura dos três mundos:
Inferno, Céu e Terra.
Anjo que ressuscita almas:
Demônio que iniciou a guerra.

Luciano Cezar
12/ 11/ 2005





Desde quando soube deste trabalho artístico, literário, filosófico, interativo e filantrópico senti vontade de fazer parte, é uma pena que eu não tenha talento na arte de interpretação teatral. Por isso, venho disponibilizar um dos meus humildes e aproximadamente 90 poemas. Sou “Planaltinense” e também brasileiro (rsrs). Comecei a escrever em 2005 e espero algum dia, ouvir algum de vocês recitando
meus poemas. Os pseudônimos que uso no momento são: Lulu Romance, Neutralizado e Contador de Mentiras. Obrigado pela oportunidade...






Malabares

Muito se tem dito sobre o que vamos fazer, mas afinal o que estamos fazendo no momento? Bem vamos lá, cada integrante da trupe ficou responsável pelo estudo de uma técnica de malabares, e uma pesquisa de "conhecimento do seu malabares" incluindo construção e manipulação.
Isso com o objetivo de construir um espetáculo com malabares, percussão e dança. Além de trabalhar a coordenação motora, concentração, disciplina dos integrantes.


para refletir: "Odiar as pessoas é como atear fogo na casa a fim de se livrar de um rato." (H. E. Fosdick)

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Ouve o ranger das portas
A música anuncia a entrada
No camarim nasce uma marionete
Imita sentimentos alheios
E se esquece dos seus.

O rosto não é dono do ser
Mas consegue entender
E expressar...

A música acaba
Na platéia, bonecos.
Assistem um teatro mudo
Não enxergam.
A trilha conta uma linda história
São surdos.

O teatro está vazio
No palco um palhaço emocionado
Assiste a seu próprio espetáculo
Cada lágrima é um parto.

As luzes apagam
Volta à maternidade
Deixa o sonho.
As cortinas fecham
As luzes apagam
O artista está vivo
Não é um personagem.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Integrantes

Finalmente os membros desta trupe ! Em breve começaremos nossas apresentações, inclusive em nossos planos estão apresentações no lar do idoso de Planaltina como trabalho social da trupe. nosso trabalho vai ser acessível a todos, sem preconceitos, racismo e etc.

LUCIANO CZAR
MATHEUS RIBEIRO
DENILVA OLIVEIRA
CRISTIAN SOUSA
JONAS DIAS
DIOGO OLIVEIRA
BÁRBARA REIS
LOYANE

Parabéns a todos sei da habilidade e do envolvimento de cada um! Obrigado.

domingo, 15 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009



Finalmente!!! vamos sair do papel e virar realidade!


Depois de muito tempo desde a primeira idéia, surge os primeiros passos praticos da trupe, com integrantes criativos e disciplinados conseguiremos sempre um trabalho de qualidade e diferenciado
Nessa primeira etapa vamos fechar o grupo em sete integrantes, os quais vão passar por treinamento constante teórico e pratico para sempre atingirem um estado de consciência na cena, com atenção devida.


Logo publicarei os nomes dos membros

Boa sorte para todos e Merda!!!!