domingo, 3 de agosto de 2014

Treino de 03 de agosto de 2014

Hoje o ensaio foi dividido em três partes. Na primeira, Luciano passou alongamentos e um exercício em duplas, onde o objetivo era integrar os seus movimentos aos do outro. Uma variação era atravessar o espaço movimentando-se com a dupla. Depois, atravessamos o espaço com várias flexões e pulos, e caminhando na parada de mãos (com ajuda da dupla!). Quem ainda não conseguiu esse último, treinou parada de mãos na parede, tentando deixar as mãos bem juntas da parede e as costas retas.

Na segunda parte, Nick passou uma série de exercícios para criação de sequências. Em um deles, ficam todos em círculo, em pé, e estabelecemos contato visual com alguém, trocando de lugar com a pessoa logo em seguida. Numa evolução desse exercício, ao trocar de lugar a dupla realizava um giro no centro da roda, segurando-se pelo braço, e completava a caminhada. Depois, caminhando pelo espaço, ao trocar olhares com alguém, girávamos juntos e continuávamos a caminhada. Uma variação do giro era fazê-lo utilizando o ombro como ponto de contato, e, posteriormente, qualquer parte do corpo. Importante: contato visual primeiro, giro depois. Em seguida, definimos duplas e girávamos só com essa pessoa. O próximo passo foi movimentar-se livremente com a dupla, sendo um em nível baixo e outro em nível alto; experimentamos trocar de nível e movimentar-nos perto e longe da dupla, sempre mantendo contato visual. depois, outra sessão de atravessar o espaço dessa forma, alternando níveis e experimentando movimentos em conjunto.
Novamente em círculo, dessa vez agachados, uma dupla ou trio estabelecia contato visual e entrava na roda, movimentando-se em conjunto sem se tocar. Por fim, um exercício de contato,em duplas: um deitado de bruços sobre o outro, sem apoiar na cabeça, ombro, joelho e pé (joelho e pé!), o de cima explorando movimentações sobre o corpo do outro.

Na terceira e última parte, Cristian relembrou conosco as duas sequências do treino passado. Em seguida, pediu para que fizéssemos cinco movimentos cotidianos, que foram os seguintes: lavar a louça, arregaçar as mangas, abrir a porta, mandar mensagem pelo celular e andar de bicicleta. O próximo comando era atravessarmos o espaço durante o tempo de uma música (5 minutos), explorando esses cinco movimentos. Sem voltar atrás no espaço nem no movimento anterior. E todos mudando de movimento mais ou menos ao mesmo tempo. Demoramos duas músicas, uns 9 minutos, e depois refizemos o exercício, dessa vez em 5 minutos e podendo voltar ao movimento anterior. Com mais liberdade, criamos em cima dos movimentos, sozinhos, em dupla, nos diversos níveis. Legal como uma ação cotidiana pode inspirar tantos movimentos!
Ao final, Cristian conversou sobre algumas mudanças no roteiro, iniciamos a conceituação do figurino e como lição de casa ficou a pesquisa para o personagem de cada um!

Até a próxima!