quarta-feira, 27 de julho de 2016

Novo espetáculo



A Trupe está participando, desde o início deste ano, do Projeto Incubadora de grupos, do Espaço Cultural Pé Direito. O espaço fica na Vila Telebrasília e também é sede da Trupe de Argonautas. O projeto de incubação prevê espaço para ensaio e apoio técnico e financeiro para grupos iniciantes que trabalhem com mistura de linguagens (no nosso caso, circo, teatro, dança e música). Como resultado final, a apresentação de um espetáculo original. Nos apresentaremos nos dias 8, 9 e 10 de setembro. Vamos contar como está sendo esse processo colaborativo.

O ensaio de hoje rendeu muito. Foi bem proveitoso, pois todos apresentaram seus números e tivemos dois convidados especiais: Taiana, da Mitema Projetos Culturais e Soluções Sustentáveis e Daniel Lacourt, do coletivo Instrumento de Ver.

Começamos com um pique-tapa para aquecer: é um tipo de pique-pega onde, para não ser pego, você pode gritar o nome de outra pessoa da sala, que vira o pego (ou pegador) em seu lugar. Quem não for rápido o bastante leva o tapa, e vira o pego. Depois de um tempo, cada um começa a desenvolver sua própria estratégia de jogo. Só não vale gritar o nome de quem já está te perseguindo!

Depois fizemos um exercício que exige concentração e visão periférica aguçada: jogo de bastões, em círculo. Começamos com um, aumentamos a velocidade e depois adicionamos mais um. Caso o bastão caísse no chão, todos deviam pagar 10 flexões. No fim do exercício, havíamos feito 100 flexões! E  saímos bem mais concentrados. 

Cada um fez então seus alongamentos individuais e partimos cada um para seu aparelho: Drisana e Marley no trapézio, Dudu no tecido acrobático, Elisa na lira, eu no tecido, Ju Bê no trapézio, Mari Helou no banquinho chamado Bernardo, Mari Camargo no seu trapézio-corrente-marinho, a Joana D’Arc, Matheus no solo, Nancy e Nina também no solo, Nick no tecido. 

Em seguida, iniciamos as apresentações, bem na hora que o Daniel chegou. Algumas pessoas apresentaram pela primeira vez para o grupo, outras pela segunda. Muitas coisas novas, surpresas, e já houve mudanças do último ensaio para hoje. Aos poucos os números estão se acertando. Ao final nos reunimos para ouvir os comentários valiosos do Dan e trocar algumas ideias entre nós. Começam a surgir ideias de sonoplastia, de figurino...

Terminamos todos bem encaminhados, cansados, com a vontade de continuar ensaiando para limpar bem cada detalhe do número, tirar o que sobra, e enfatizar o que funciona bem. Agora começamos a visualizar o espetáculo se formando: um amálgama das formas peculiares com que cada um de nós entende e interpreta a violência. Do horrendo ao sutil. Aguardem novidades!
Os ensaios continuam! Foto de Iasmim Kali