sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Artes marciais no treinamento do ator

A principal ferramenta de trabalho do ator é o corpo, isso é um consenso quando falamos de teatro, mas o que diferencia esse corpo do ator para ser preparado para ser instrumento para uma arte? O ator tem que ter um bom corpo para ter um bom instrumento de trabalho, quando se trabalha com uma ferramenta boa o trabalho sai melhor e mais rápido, o mesmo se aplica ao ator. Quando comparamos um ator que tem um bom trabalho de corpo que tem um ritmo de treino durante a vida, com um ator que não treina, rapidamente percebemos a diferença entre eles. Qual seria então a forma, mas eficaz de conseguir esse corpo preparado para o trabalho teatral? Certamente é treinamentos regulares.

Quando falamos de treinamento de atores surgem muitos métodos muitas vezes com idéias opostas, caminhos totalmente diferentes para se chegar, à maioria das vezes, ao mesmo fim. Métodos diferentes de treinamento, em geral objetivando basicamente sensibilizar o ator e deixá-lo em estado de criatividade. Porém, podemos observar que algumas práticas buscam levar o ator a exaustão e na dor bloqueando a raciocínio julgador, o ator então passa a ter uma mente mais livre para executar suas propostas de trabalho. Muitos atores não dispõem ou mesmo não praticam o treinamento, como aponta Jerzy Grotowiski sobre os atores ocidentais: “O que fazem no denominado teatro ‘de prosa’ para se prepararem para o trabalho? A maior parte dele não faz nada. Ou seja, ensaiam e fazem o espetáculo.[1] situação que foi amenizada depois das pesquisas de Stanislavski que analisou os atores e preparou um treinamento especifico para sua área teatral, o teatro realista.

Por exemplo, Stanislavski foi o primeiro a observar que a maioria dos atores quando se encontram em estado de nervosismo, adquire um ponto de tensão corporal, e que essa tensão pode contaminar o corpo inteiro. E também o contrário, que alguns tinham quando nervosos pontos de relaxamento, o que os deixavam frouxos em cena como farrapos, e na tentativa de relaxar esses pontos de tensão utilizavam sessões de relaxamento profundo, mas que depois observado por Grotowski apresentava falhas “atores relaxados fora de cena quando começavam a atuação muitas vezes estavam com sono e atônitos.” [2]

Stanislaski achava que o ator deveria fazer uma serie de ginásticas e era contra o ator que não treinava “Se o ator resita antes de um salto difícil hesitará antes do ponto culminante em seu papel[3] Isso demonstra que ele buscava um ator sem medo de improvisar, sem medo de errar, este ator que treina estaria apto a vencer com sucessos os problemas do palco. Grotowski reconhece o trabalho de Stanislaski como um ponto importante para o trabalho de ator, mas da mesma forma que Stanislavski temia que suas pesquisas fossem interpretadas de maneiras erradas, Grotowsk via alguns erros no treinamento proposto por Stanislavisk “Analisando esses dois aspectos elementares da técnica de Stanislasvski podemos ver os perigos do treinamento. As coisas difíceis, que são o resultado de um longo trabalho de aprendizagem dos segredos do ofício, transformam-se nas mãos dos charlatães uma espécie de plasma, alguma coisa que se pode obter rapidamente, do modo mais fácil, na esperança de que receitas milagrosas possam livrar-nos dos problemas” [4]

Grotowski não acredita que o treinamento ginástico ajuda totalmente o ator, pois o deixará ágil o suficiente e flexível, mas isso ao mesmo tempo como cita Grotowsk ele se torna um “Brabanção” que é o nome de um cavalo musculoso e muito pesado. Ele percebe que atores acrobatas, com músculos atléticos tem movimentos quebrados e impulsos muito fortes e deixa de ter aqueles impulsos quase invisíveis que torna os atores tão radiantes. Na verdade cultivar para que possamos empreender um bom trabalho de ator, segundo Grotowsk não devemos ter um treinamento especifico para acrobacias, ginástica, lutas marciais etc. Devemos ter consciência de que o corpo do ator é construído basicamente no cotidiano, o corpo memória, o ator não deve fugir desse tipo de treinamento, ele deve ter um pouco de tudo deve caminhar pelo caminho do meio nada aos extremos. O ator deve ter uma noção de tudo um pouco, deve ser um pouco acrobata, músico, mímico com a consciência corporal e controle do movimento tanto quanto conhecimento das possibilidades vocais.

Grotowski concluía que o treinamento do ator ideal seria o de atores orientais, que praticam o teatro noh e kabuki, mas reconhece que não seria tão eficaz quando utilizado em treinamentos de atores ocidentais, pois no ocidente a maneira de ver e fazer teatro são diferentes então não caberia muito bem o mesmo treinamento, além disso, ele dizia que o treinamento vai além do desenvolvimento de habilidades corporais e mentais. O treinamento é também um meio de desenvolvimento pessoal, fora de profissão. A partir de visões como essa que grandes diretores e grupos de teatro começaram a buscar com freqüência técnicas de treinamentos de artes marciais para aplicarem no treinamento de atores.

Em sua antropologia teatral Eugenio Barba ao pesquisar as antigas tradições teatrais chegou à conclusão de que havia algumas coisas em comum, como por exemplo, o controle do caminhar através do controle da cintura, joelhos levemente flexionados, movimentações com torções corporais ou que deixava cada parte do corpo em uma direção dando a impressão de que o corpo estava dividido em varias partes movimentos esse, que mais tarde Adolf Laban em seu sistema de movimentação viria a chamar de movimentação multifocada. Esse tipo de movimentação fica bem claro no teatro indiano. A Kalaripayit arte marcial indiana que até hoje mantém as tradições sendo pouco difundida fora da índia mantém uma movimentação durante as lutas que é a mesma utilizada em danças típicas indianas e no kathâkali “muitas posturas da antiga dança clássica indiana, por exemplo, são admiravelmente semelhantes às do kalatipayt; e no teatro dançado kathâkali, muitas posturas são praticamente idênticas às das artes marciais.” [5] Através deste trecho podemos analisar que nas antigas tradições teatrais bebiam do treinamento ou até das mesmas movimentações das artes marciais culturais mais próximas.

Barba no treinamento do Odin Theater, começa o treinamento dos atores pelo solo através de acrobacias enquanto os atores são jovens depois que eles passam dessa fase jovem onde dispomos de uma força corporal que é inerente a juventude, passam a treinar com trabalho de controle corporal. Ao transmitir essa situação para as artes marciais, o ator começaria aprendendo o conjunto de acrobacias de Pakua que é a luta da guarda real chinesa e depois dessa fase assumisse a postura de um praticante de Thai chi adaptando assim a um corpo que não está com tanta explosão de energia e capacidade de regenerar de contusões obtidas no treinamento, para um corpo que desliza com graça, com total controle de movimento.

O que a maioria dos teóricos entra em consenso é que os atores precisam de um treinamento que os diferenciem das pessoas comuns do cotidiano. Uma vez que o ator precisa desenvolver habilidades corporais que o diferencie do ser humano comum, com vícios e manias corporais desenvolvidas a partir dos anos, o treinamento desenvolvido para artes marciais, não só orientais como também ocidentais como, por exemplo, a capoeira, uma arte marcial brasileira criada por escravos africanos partindo de uma mistura de suas culturas, unindo musica, dança, luta e o teatro que apesar de não ser muito perceptível faz parte integral do jogo, o teatro está no fingimento do capoeirista, a capoeira não podia ser descoberta como sua função de luta de libertação, então os participantes interpretavam certos papeis para a capoeira não ser tida como arte marcial pelas pessoas da sociedade vigente.

O pesquisador Césario Augusto em sua pesquisa sobre o treinamento de artes marciais no treinamento do ator dispõe uma lista de nove benefícios que podemos encontrar nas artes marciais e aplicar no treinamento de atores esses itens são: “concentração; estar no aqui agora; a composição de imagens; economia de meios; executar cada ação no seu tempo; expandir os horizontes de auto-imagem; desenvolvimento de um corpo flexível, controlado e equilibrado; unificação mente e corpo e desenvolvimento da disciplina” [6]alem disso podemos acrescentar uma respiração controlada e profunda, dependendo da arte marcial utilizada podemos colocar o canto e a projeção de voz entre esses benefícios.

A capoeira pode ser totalmente utilizada no treinamento do ator uma vez que trará uma base de conhecimentos importantes para o ator em controle corporal através das acrobacias exigindo um equilíbrio do praticante que é obtido por meio do próprio treino do movimento, podemos utilizar o canto das canções do jogo de capoeira marcando o ritmo do jogo utilizando os instrumentos típicos da arte marcial. Ao analisar os nove pontos que Césario Augusto cita: A concentração é inerente ao jogo, uma vez que na capoeira não se acerta os golpes no oponente o jogador tem que estar o tempo todo atento para se esquivar e atacar com perfeição além de ter que escutar o toque e a letra da canção que também influencia no seu jogo e também se localizar no espaço, o jogo acontece em um espaço circular pequeno e o praticante tem que tomar cuidado para não sair, isso se aplica no conceito do estar no aqui agora; a composição é algo muito forte uma vez que os movimentos são “casados” formando composições de dança a auto-imagem e o desenvolvimento do corpo controlado e flexível são altamente trabalhados uma vez que a acrobacia é parte fundamental do trabalho na capoeira, com essa analise posso afirmar que uma roda de capoeira pode ser um ótimo treinamento para um grupo de teatro para trabalhar diversas áreas de uma só vez

No aikido, por exemplo, podemos encontrar alguns desses nove pontos como foi descrito. Aikido é uma arte marcial japonesa, baseada nas movimentações de samurais, utilizando técnicas de defesa pessoal, no treinamento desta arte podemos notar várias semelhanças com as exigências do ator. As técnicas de correção de postura como podemos observar é a mesma técnica de manter o eixo corporal expandido utilizado pelos atores “Não basta para corrigir a postura fazer exercícios recomendados é preciso criar na mente uma consciência para corrigir a postura em todos os momentos do dia.” [7]Além de uma serie de exercícios para correção da postura. O aikido prega a idéia de uma postura para o treinamento que é a mesma utilizada na arte teatral para aliviar os focos de tensões que torna os praticantes tensos “A coluna vertebral está em estado de equilíbrio quando o homem está na posição ereta e sentindo-se naturalmente descansados sem tensões.” [8]outro aspecto que pode ser utilizado no treinamento de atores é a postura com os joelhos levemente flexionados que é comum em todas as artes marciais por dar uma movimentação rápida estando sempre atento.

Na yoga, embora não seja considerada uma arte marcial, partilha dos mesmos princípios. Pode ajudar na flexibilização dos atores com a pratica das posições de controle, chamadas de Asanas que além de flexibilizar traz uma consciência corporal e controle de movimento. Os asanas são praticados sempre em conjunto com a respiração, expandindo a capacidade de armazenamento de oxigênio no corpo e a união da respiração com o movimento. Na yoga também é trabalhada a meditação, o que torna a mente centrada

Todo bom ator deve ter um repertório corporal que lhe sirva, o ator que faz treinamentos de danças e artes marciais tem mais facilidade para criação de partitura corporal extra-cotidiana e não sofrem dores ao executarem partituras ou mesmo ao interpretarem personagens com corpos muito diferentes dos atores. Essa observação serve para reforçar a necessidade do desenvolvimento das habilidades corporais do ator, como forma de aprimorar a carga expressiva, a movimentação e a construção de seus respectivos personagens.

As técnicas de treinamento de artes marciais aplicadas no treinamento dos atuantes promovem um indivíduo disciplinado e concentrado. Em um treinamento de artes marciais o ator aprende a traçar estratégias para derrotar seu oponente que poderá levar para os palcos em outro contexto, mantendo a seriedade, concentração, serenidade, prontidão e a capacidade de movimentos precisos em momentos de improvisação, com uma conexão corpo-mente bem trabalhadas além de outros tantos benefícios. Muitos grupos de destaque no Brasil e no mundo passaram a adotar treinamentos de artes marciais em preparação de atores, baseados em uma ou em várias dessas artes.

Com as artes marciais além de o ator aprender técnicas de respiração, controle corporal, agilidade, tônus, estratégias de combate que podem ser aplicadas a cena, o ator aprende a ser humilde e a trabalhar com o próximo para aperfeiçoar o seu treinamento e o do grupo como um só. Deixemos claro que as técnicas de treinamento de artes marciais estão para quem quiser usar, devemos respeitar o corpo de cada ator. Existem vários métodos para se chegar a uma técnica e também devemos analisar em qual área determinado ator vai trabalhar, pois no teatro físico exigiria mais habilidades corporais que um ator de teatro de animação, em contraponto é bom frisar que um ator preparado para qualquer situação é bem melhor sendo assim um profissional versátil. Cabe então a lógica para discernir qual será melhor para alcançar os resultados desejados.

Não temos uma verdade imutável em relação ao treinamento de atores, ou seja, certo e errado, temos que procurar o mais eficaz para ser empregados a determinada situação e benéfico à saúde física e mental do ator, o treinamento das artes marciais chamam a atenção por desenvolverem o individuo enquanto treinam o ator para seu trabalho.

Luciano Czar.






[1] GROTOWSKI, Jerzy. O teatro laboratório de Jerzy Grotowiski 1959 – 1969. Pag.165

[2] Ibd, ibdem

[3] GROTOWSKI,Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowisk 1959 – 1969. pag. 168

[4]Ibd, ibdem

[5] REID, Howard. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. Pag. 46

[6] AUGUSTO, Césario. Artes marciais no treinamento do ator.

[7]BULL, Wagner. Aikido o caminho da sabedoria. 1º Ed. Pag.117

[8] Ibd, ibidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário