quinta-feira, 23 de julho de 2009

O porque do nome



trupe
tru.pe
sf (fr troupe) 1 Grupo composto por artistas ou comediantes.2 Companhia teatral. 3 pej Grupo de sequazes.

Por um fio

1 Quase, por um triz (ver em triz) bla : Escapou por um fio. 2 No limite; próximo de (se romper) bla : O casamento deles está por um fio.




Como podemos ver o dicionário explica mais ou menos o nome dessa trupe que aos poucos toma forma, ele explica o que significa o nome mas não explica o por que destes nomes, pois então isso é o que veremos agora

trupe: Sim Trupe! "grupo de artistas que actuam juntos" a palavra trupe indica de uma maneira simples que o trabalho proposto não é vinculado somente as artes cênicas que apesar de foco principal, daremos lugar de igual importância a outras propostas como musica, cinema, plásticas entre outras areas da arte.

Por um fio: Expressão que indica que algo está no limite ou que não acontece "por um triz". Essa expressão constitui o nome da trupe por dois motivos, alem de ser uma expressão com uma ampla possibilidade de contexto:

1º por ser formado por jovens (ou por pessoas com espírito jovem) que vão apresentar na rua onde tudo pode acontecer, um trabalho onde a improvisação entra como técnica primordial para o andamento, onde se faz de tudo pra "peteca" não cair, nem que tenha que ficar "por um fio".

2º essa trupe pretende mostrar o trabalho do teatro de animação. Um trabalho que não é necessariamente voltado para crianças e nem tão simples como parece. E como maneira de apresentar isso para população, vamos utilizar no começo uma linguagem mais simples e bem próxima. Por isso na logomarca temos uma marionete ligada "por um fio" que mostra esse outro significado da expressão para a trupe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário