"Eu só queria dizer, que... Eu não queria falar, mas já que tenho que dizer, eu vou falar."
O ensaio de hoje foi um misto muito interessante, como
vários outros, de descontração e desenvolvimento pessoal. Orientados pela
preparação (Aquecimento e alongamento) de Luciano Czar e direção de Cristian
Paz, nós revisitamos exercícios cujo objetivo era compreender os
"caminhos" do movimento, permitir a nós mesmos uma pesquisa maior em
termos de planos, fluência e velocidade, e a transição entre estes aspectos. Existe
um nível de liberdade nesse processo que me deixa a vontade para explorar cada
vez mais as possibilidades de movimentação do meu corpo e que, por outro lado,
me faz pensar se não estou fazendo coisas que fogem da proposta dos
exercícios, indagação esta que o Cristian responde com “Faça! Depois veremos!”,
assumindo o caráter processual do seu projeto de direção.
Entre os exercícios praticados tivemos corridas, flexões,
saltos e abdominais, como aquecimento e uma sequência não muito leve de
alongamentos. Ao iniciarmos os exercícios com o Cristian trabalhamos a percepção
grupal, marca registrada em alguns ensaios, dispostos em um círculo os integrantes
tinham que aumentar e diminuir o tamanho deste círculo objetivando mantê-lo o
mais alinhado possível, repetimos este mesmo exercício com os olhos fechados
procurando forçar os outros sentidos ao máximo e chegar ao mesmo
resultado, não chegamos. Os exercícios
seguintes foram de concentração e criação de movimentos através de diversas
matrizes, horas com estímulos externos e horas “sem” estímulos, deixo o “sem”
dessa forma pois acredito que ausência de estímulos, músicas e comandos, também
pode ser uma forma de busca da nossa própria expressão através da dança.
Para finalizar o ensaio, foi apresentada uma pesquisa,
bastante resumida, sobre alguns dos grandes nomes da dança moderna e
contemporânea, entre eles: Loïe Fuller, Pina Bausch, Anna
Halprin, Merce Cunningham, Rudolf Von Laban, Mary Wigman, Emile Jacques
Dalcroze, Martha Graham e Isadora Duncan. O objetivo em tomar
contato com as obras de tais coreógrafas (os) é estimular a criação de vocabulário
gestual, para que aqueles que se interessarem possam aproveitar essas
referências em seus processos pessoais de criação coreográfica e de personagens.
Nickolas Randall
Nickolas Randall
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