domingo, 12 de janeiro de 2014

Ensaio 12/jan/2014




"Eu só queria dizer, que... Eu não queria falar, mas já que tenho que dizer, eu vou falar."


O ensaio de hoje foi um misto muito interessante, como vários outros, de descontração e desenvolvimento pessoal. Orientados pela preparação (Aquecimento e alongamento) de Luciano Czar e direção de Cristian Paz, nós revisitamos exercícios cujo objetivo era compreender os "caminhos" do movimento, permitir a nós mesmos uma pesquisa maior em termos de planos, fluência e velocidade, e a transição entre estes aspectos. Existe um nível de liberdade nesse processo que me deixa a vontade para explorar cada vez mais as possibilidades de movimentação do meu corpo e que, por outro lado, me faz pensar se não estou fazendo coisas que fogem da proposta dos exercícios, indagação esta que o Cristian responde com “Faça! Depois veremos!”, assumindo o caráter processual do seu projeto de direção.

Entre os exercícios praticados tivemos corridas, flexões, saltos e abdominais, como aquecimento e uma sequência não muito leve de alongamentos. Ao iniciarmos os exercícios com o Cristian trabalhamos a percepção grupal, marca registrada em alguns ensaios, dispostos em um círculo os integrantes tinham que aumentar e diminuir o tamanho deste círculo objetivando mantê-lo o mais alinhado possível, repetimos este mesmo exercício com os olhos fechados procurando forçar os outros sentidos ao máximo e chegar ao mesmo resultado, não  chegamos. Os exercícios seguintes foram de concentração e criação de movimentos através de diversas matrizes, horas com estímulos externos e horas “sem” estímulos, deixo o “sem” dessa forma pois acredito que ausência de estímulos, músicas e comandos, também pode ser uma forma de busca da nossa própria expressão através da dança.

Para finalizar o ensaio, foi apresentada uma pesquisa, bastante resumida, sobre alguns dos grandes nomes da dança moderna e contemporânea, entre eles: Loïe Fuller, Pina Bausch, Anna Halprin, Merce Cunningham, Rudolf Von Laban, Mary Wigman, Emile Jacques Dalcroze, Martha Graham e Isadora Duncan. O objetivo em tomar contato com as obras de tais coreógrafas (os) é estimular a criação de vocabulário gestual, para que aqueles que se interessarem possam aproveitar essas referências em seus processos pessoais de criação coreográfica e de personagens.

Nickolas Randall

Nenhum comentário:

Postar um comentário