sábado, 18 de janeiro de 2014

Treino do dia 16/01/2014

Neste dia fizemos um treino ao modo dobradinha, sendo primeiro o treino do espetáculo de bonecos "O Avesso da Cartola" e em seguida do espetáculo de dança.
Começamos o treino com exercícios de aquecimento/alongamento do objeto cênico do espetáculo de bonecos, o próprio corpo, pois se trata de um espetáculo de teatro de boneco corporal. Em seguida começamos alguns exercícios de foco, que é um dos pontos essenciais na manipulação de bonecos e foram acrescentados a interação cênica entre os objetos(partes do corpo) manipulados. Num momento seguinte houve a criação de bonecos com utilização de objetos, ainda levando em consideração o foco, mas agora o exercício também dava importância ao trabalho de sincronia do grupo. Ao fim deste ensaio nos focamos em algumas mágicas como exercício de possíveis criações de cena e as mesmas foram apresentadas por fim ao "diretor" Luciano Czar.
Alguns minutos após o treino de bonecos veio o treino do espetáculo de dança. Contando com o mesmo coeficiente de integrantes do treino anterior, iniciamos com o tradicional aquecimento de sebo nas canelas(nas coxas, nas costas, enfim, no corpo todo) e alongamento, pra não perder o pique. E o propositor dos exercícios de dança, e também "diretor" Cristian Paz, começou a nos passar uma série de exercícios de dança, percepção do corpo,  das movimentações do corpo, de interação com o outro e com o público. Fizemos uma conversa entre nós com debates sobre os exercícios e as percepções de cada presente foi ouvida e complementada/agregada ou debatida.
Cada treino tem sido um aprendizado enorme, visto que não entendo quase nada de dança e vejo o saldo do treino de forma positiva.


Observação pessoal.: quando grifo entre aspas o termo diretor, quero dizer que é quem propõe-se como diretor(a) do espetáculo, mas que ao mesmo tempo o que ocorre é um processo conjunto de criação e direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário